O que é ter sucesso?

 

Sucesso1

As pessoas buscam o sucesso como se procurassem a derradeira saída para um reino encantado de eterna satisfação, mas nem todas têm a mesma concepção do que é ou onde esteja este reino.

Fora aquilo que tentaram lhe ensinar a vida inteira em propagandas de cigarro, pense e responda sinceramente: o que é o sucesso? Casa, família, filhos, dinheiro, viagens, cachorro com pedigree, emprego de gravatinha em ar-condicionado…? O que pode ser definido como sucesso? E – afinal de contas – para quem você deve vender a alma para chegar lá?

A despeito de sua concepção de sucesso, a diferença entre quem alcançou e quem não chegou nem perto, parece estar em uma única palavra: disciplina.

Nada de assinar contratos suspeitos com representantes do submundo. Para você colocar a mão na fatia que lhe cabe, tenha disciplina para:

DEFINIR objetivos claros…

Esse papo de “buscar novos desafios”, “aumentar o conhecimento de si mesmo” ou “melhorar a qualidade de vida” é muito bonito para vender revistas e dar palestras insossas, mas não funciona bem nesse lugar de medidas quase exatas que é o dia a dia.

Para chegar lá, saiba precisamente o que você quer: um emprego melhor que lhe pague tanto, uma família equilibrada que almoça junto todo dia, dormir melhor à noite, ter “x” horas livres para atividades de lazer, etc.

Definir o que você procura é meio caminho para conseguir o que deseja.

…QUE SEJAM REALIZÁVEIS

Seu objetivo claro é ser dono da Microsoft e dormir com modelos internacionais, uma diferente cada noite? Ou tornar-se a chefe-toda-poderosa de uma multinacional com cartão de crédito sem limites? Ou ter 5 trigêmeos? Vá com calma.

Utilize critérios sensatos ao definir suas metas, considerando um pequeno detalhe que tende a se interpor entre você e seus planos. Um detalhe irrisório chamado Realidade. Ela costuma ter suas próprias regras. Aprenda a lidar com elas.

… DENTRO DE um cronograma

Seu corpo é uma empresa de 1 trilhão de células, com um prazo de aproximadamente 30.000 dias para realizar uma tarefa apenas: viver. As células podem ser repostas, mas os dias perdidos não.

Você sabe exatamente o que quer dentro dos limites da realidade? Ótimo. Agora determine em quanto tempo.

…sem nunca – nunca ! – ter medo de SONHAR.

Ser prático, objetivo e perseverante não significa tornar-se um robô de produção em série, sem graça nem coração. Sonhe com força.

Dedique minutos diários para cultivar alucinações sadias: elas podem ser a semente de um futuro que você jamais planejaria conscientemente, muito além dos limites de sua vida atual, que se tornará realidade caso você tenha disciplina para persegui-lo com método e eficiência.

Aquário
Em minhas palestras, quando alguém levanta esse assunto sucesso e realização profissional, gosto de contar a parábola dos Peixes no Aquário. Colocados em um desses aquários redondos e sem tampa, no beiral de uma janela sobre o Oceano Atlântico, os peixes batalhavam dia após dia para ser o mais bem-sucedido do pedaço.

“Sou o dono do maior grão de areia”, dizia um. “Moro no ponto onde a comida sempre cai primeiro”, dizia outro. “Passo meus dias onde o sol reflete mais claro”, gabava-se o terceiro. E tome dívidas, financiamentos, prestações, privações, cursos de pós-graduação… Tudo para se tornar o rei de uma pequena, insignificante fração daquele recipiente descolorido.

Somos peixes em um aquário de limitações criadas em nossa própria mente, buscando a melhor posição de onde poderemos vigiar os frutos transitórios de cada pequeno triunfo. Apenas uns poucos descobrem que o sucesso mais profundo e verdadeiro está em compreender o aquário, e então saltar para fora dele para esparramar-se nesse magnífico mar que é a própria vida.

Sua vitória como ser humano deve ser conquistada sem arrependimentos, em pleno mar aberto, e não como um peixe amargurado sobre um reles grão de areia. Em sua busca incansável pelo sucesso no reino encantado, quando você irá finalmente enxergar o vidro que lhe separa do oceano?

(Por Dr. Alessandro Loiola – Colunista Yahoo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: