O Desejo



O homem é um ser naturalmente vocacionado para a felicidade. Nele, este desejo identifica-se com a eternidade. O homem não quer ser feliz por um dia e suportar toda uma existência na infelicidade, quer ser muito (infinitamente) feliz. Também não quer ser infinitamente feliz um dia e depois cair na morte, quer ser infinitamente feliz e quer ser eterno, quer viver para sempre.

O homem sabe que este mundo não é eterno, tem disso consciência porque o vivencia a cada instante.  Vivencia-o nas coisas que o rodeiam que hoje são e amanhã já não são. Como diz o Salmo, são como a erva que de manhã floresce e à tarde é cortada e seca. E vivencia-o também nele próprio ao dar-se conta da sua fragilidade e da volatilidade da sua existência breve.

O homem, na busca da concretização deste desejo de felicidade infinita e de existência eterna, perdeu-se do verdadeiro caminho da eternidade. Buscou e busca entre as coisas mortais, entre o efêmero o antidoto contra a morte e nas coisas loucas o alimento da felicidade.

Nada do que passa pode dar eternidade e nada do que morre pode dar felicidade. Só o que vive eternamente pode ser fonte de vida eterna e só O que passou pela morte e está vivo por toda a eternidade pode ser fonte de felicidade duradoura.

O homem perverteu o desejo. O seu desejo é de “felicidade” e de “eternidade” e tornou esse desejo no desejo das coisas do mundo, porque lhes atribuiu o valor que na realidade não têm.

É preciso voltar à origem. (Manecas)

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Suely Poubel
    mar 05, 2011 @ 14:17:36

    Amo Manecas. Escrito português super inteligente.

    Responder

  2. janja
    mar 07, 2011 @ 15:35:12

    amei seu blog parabensssssssss

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: