Contemplar

 

Quando contemplo…

Contemplar não é apenas olhar, ver, reparar.
Contemplar significa debruçar-se sobre, dar atenção, gastar tempo.
Contemplar é apreciar, reconhecer, acolher, amar.
Contemplar vai ao mais profundo e recria, restaura, ressuscita.
Quando não contemplo o filho, ele não passa de um irrequieto, desobediente, pouco agradecido.
Quando não contemplo o marido, ele não passa de um bruto que não se interessa.
Quando não contemplo a esposa, ela não passa de uma chata que diz sempre a mesma coisa.
Quando não contemplo os amigos, eles não passam de uns interesseiros.
Quando não contemplo o mundo, ele não passa de coisas sempre iguais.
Quando não contemplo os dias eles não passam da monotonia sucessiva das horas.
Quando não contemplo a vida, ela não passa de tristeza e sofrimento.
Quando não contemplo, Deus não existe.

Quando contemplo os céus, obra das Vossas mãos, a lua e as estrelas que lá colocaste: "Que é o homem para que Vos lembreis dele? O filho do homem para dele Vos ocupardes?" (SL 8:4).

O segredo da vida é a contemplação.

Contemplar implica demorar-se a prescrutar o mais profundo do ser. Trata-se de acolher a realidade que me envolve, pessoas, coisas, Deus, dentro de mim e a encontrar-me em tudo o que me rodeia.

Contemplar é o exercício mais importante de todas as coisas que possamos fazer ao longo da vida. Na contemplação está o segredo para encontrar a verdade de cada pessoa, a importância de cada coisas, a beleza da realidade que me envolve, a mensagem que tudo me transmite, a força de vida e a riqueza dos dias.

Hoje, quero contemplar mesmo as coisas mais pequenas, mesmo os momentos mais fugazes, mesmo o que me ferir e o que me afetar e impedir a alegria.

Vou contemplar para encontrar, para me encontrar. (Manecas)

Deixe um comentário

