Xampu e Condicionador

Saiba por que essa dupla é tão importantes para manter os fios saudáveis – e como usar!

Bem que xampu e condicionador poderiam entrar para o hall das duplas infalíveis, tipo Batman e Robin, arroz e feijão, confete e serpentina. É difícil imaginar um sem o outro, não é mesmo? Não existem estatísticas, mas provavelmente os dois cosméticos são os mais utilizados pelas brasileiras no dia a dia. Nesta matéria, você vai conhecer suas características e saber por que eles são grandes aliados da beleza feminina.

Um limpa, o outro hidrata

Uma dobradinha certeira: enquanto o xampu limpa, deixando as cutículas dos fios abertas, o condicionador hidrata e fecha as cutículas. Embora a associação dos dois seja benéfica para a maioria das pessoas, não necessariamente os produtos devem ser usados por todo mundo. Isso tem a ver, claro, com o tipo de cabelo. O hairstylist Henry Hansen, do salão carioca HBD Spa, pondera: "Existem cabelos que não precisam de condicionador, já que o produto causa oleosidade".
Para quem se encaixa nesse perfil, diz o especialista, o ideal é lavar o couro cabeludo com um tipo de xampu e o restante do cabelo com outro. A técnica dá um excelente resultado. E o condicionador deve ser passado apenas nas pontas, nunca na raiz.

Como escolher os produtos certos?

Dalvanira Diniz, do Walter’s Coiffeur, unidade Ipanema, no Rio, diz que o primeiro passo é avaliar o grau de oleosidade do couro cabeludo e a textura do cabelo.
Existem diversos tipos de produtos no mercado, para cabelos oleosos, tingidos, alisados, quimicamente tratados etc. As matérias-primas mais utilizadas atualmente são o poliquaternio e cera de abelha, para os tingidos. Quem quer proteger contra radiação deve escolher os que contenham filtros UVA e UVB, além de extrato de folha de oliva.
Já a queratina hidrolisada, silicones e agentes catiônicos recuperam os fios danificados e ajudam no tratamento dos alisados. Os produtos naturais mais badalados do momento são os óleos de oliva, abacate e macadâmia. Os orgânicos não ficam de fora: têm conquistado uma legião de fãs preocupadas com a saúde. Elementos químicos como carbono, hidrogênio e enxofre também estão presentes em xampus e condicionadores.

Tem que alternar o xampu?
Uma das grandes questões é se devemos substituir o xampu e o condicionador regularmente para o cabelo não "viciar". O hairstylist do HBD tira a dúvida: "O cabelo natural não corre tanto esse risco. Agora, para os tratados quimicamente, o ideal é ter dois tipos de xampu para revezar e balancear. A pessoa pode escolher um mais neutro e outro com mais vitaminas".
Dalvanira complementa: "O revezamento é importante porque cada linha de produto contém agentes específicos para reconstrução, nutrição, hidratação, força etc. Como o cabelo precisa de todos esses componentes, que normalmente estão em cosméticos diferentes, a alternância é fundamental".
Que a associação do xampu com o condicionador é imbatível, ninguém duvida. Mas e quando os dois estão contidos no mesmo frasco? Para os especialistas, os produtos 2 em 1 não são muito adequados. "O ideal é evitar o uso porque o xampu que contém condicionador, por aderir mais ao couro cabeludo, pode gerar oleosidade e, consequentemente, problemas capilares", ensina Henry.
O hairstylist recomenda também as versões sem sal: "O sal é um agente que resseca. Quanto mais neutro o xampu, melhor! E a proteção solar para os cabelos é fundamental, principalmente para os quimicamente tratados".
Para saber se os dois produtos estão prejudicando a sua saúde, observe sintomas como vermelhidão no couro cabeludo, coceira e aparecimento de escamação. Se for o caso, suspensa o uso e procure o auxílio de um dermatologista. (por Gustavo Monteiro – Bolsa de Mulher)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: