Temos mais fome no inverno. Dicas para não engordar!

Dicas para não engordar no inverno. Parece inevitável ganhar alguns quilinhos no inverno: o corpo precisa ser mais aquecido, as tentações gastronômicas são enormes e a preguiça de ir à academia é demais! Diante de tais ameaças, conversei com o endocrinologista Alex Leite e ele deu algumas dicas para nos mantermos em forma nesse inverno: O frio faz engordar?“Sim! O  ganho de peso no inverno ocorre pela maior tendência à ingestão de alimentos calóricos para suprir o gasto energético, aumentando assim a produção do calor corporal e promovendo acúmulo de tecido adiposo, que ngarante um maior isolamento térmico”, explicou Dr. Alex. E mais: com a queda de temperatura, tendemos a ficar mais preguiçosos e menos dispostos a sair de casa para uma atividade física ou passeio. A inatividade deixa o nosso metabolismo mais lento e favorece o ganho de peso. Xô preguiça! Mexa-seO Dr. Alex sugere a prática de atividades físicas três vezes por semana com foco em exercícios para as pernas, que promovem um elevado gasto calórico. Portanto, coloque o moletom e vamos lá! Coma bem “Dê preferência aos alimentos integrais e mantenha o hábito de fracionar as refeições em várias porções ao longo do dia. Também é importante continuar fazendo as refeições apenas na mesa, em um momento reservado exlcusivamente para a sua alimentação”, sugeriu o especialista. Qualquer distração pode fazer você comer mais do que realmente necessita. Sopa é light? As sopas são grandes aliadas no inverno, pois ajudam na ingestão de legumes e verduras que deixamos de consumir nas saladas, além de aquecerem bastante! “Mas nem todas as sopas são indicadas. Algumas têm muitos ingredientes gordurosos, como bacon e queijos, e acabam sendo muito calóricas”, contou o endocrinologista. Cuidado também com a quantidade de azeite e pãozinho que acompanha a sopa. Eles podem acabar com a leveza da sua refeição.   Chá e café para aquecerEvite bebidas quentes adoçadas com açúcar e alimentos ricos em gordura. Portanto, fuja dos chocolates quentes e cappuccinos e substitua a vontade de consumir líquidos quentes por chá ou café. Se a vontade pelo chocolate quente for incrotrolável, prepare a mistura com leite desnatado e achocolatado light. Você conhece mais alguma dica? Compartilhe =* O Dr. Alex Leite é endocrinologista do Hospital São Luiz.  Foto: Ap.

Dicas para não engordar no inverno.

Parece inevitável ganhar alguns quilinhos no inverno: o corpo precisa ser mais aquecido, as tentações gastronômicas são enormes e a preguiça de ir à academia é demais! Diante de tais ameaças, conversei com o endocrinologista Alex Leite e ele deu algumas dicas para nos mantermos em forma nesse inverno:

O frio faz engordar?
“Sim! O ganho de peso no inverno ocorre pela maior tendência à ingestão de alimentos calóricos para suprir o gasto energético, aumentando assim a produção do calor corporal e promovendo acúmulo de tecido adiposo, que garante um maior isolamento térmico”, explicou Dr. Alex. E mais: com a queda de temperatura, tendemos a ficar mais preguiçosos e menos dispostos a sair de casa para uma atividade física ou passeio. A inatividade deixa o nosso metabolismo mais lento e favorece o ganho de peso. Xô preguiça!

Mexa-se

O Dr. Alex sugere a prática de atividades físicas três vezes por semana com foco em exercícios para as pernas, que promovem um elevado gasto calórico. Portanto, coloque o moletom e vamos lá!

Coma bem
“Dê preferência aos alimentos integrais e mantenha o hábito de fracionar as refeições em várias porções ao longo do dia. Também é importante continuar fazendo as refeições apenas na mesa, em um momento reservado exclusivamente para a sua alimentação”, sugeriu o especialista. Qualquer distração pode fazer você comer mais do que realmente necessita.

Sopa é light?
As sopas são grandes aliadas no inverno, pois ajudam na ingestão de legumes e verduras que deixamos de consumir nas saladas, além de aquecerem bastante! “Mas nem todas as sopas são indicadas. Algumas têm muitos ingredientes gordurosos, como bacon e queijos, e acabam sendo muito calóricas”, contou o endocrinologista. Cuidado também com a quantidade de azeite e pãozinho que acompanha a sopa. Eles podem acabar com a leveza da sua refeição.

Chá e café para aquecer
Evite bebidas quentes adoçadas com açúcar e alimentos ricos em gordura. Portanto, fuja dos chocolates quentes e cappuccinos e substitua a vontade de consumir líquidos quentes por chá ou café. Se a vontade pelo chocolate quente for incontrolável, prepare a mistura com leite desnatado e achocolatado light.

O Dr. Alex Leite é endocrinologista do Hospital São Luiz.

(Fonte: Fique Linda)

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