Inverno acelera metabolismo do corpo e ajuda a emagrecer (se usarmos a estação como aliada!).

Segundo nutricionistas, o tempo frio estimula a fome, mas o corpo gasta mais calorias. Aprenda receitas saborosas para a estação.

A nutricionista Patrícia Davidson Haiat ensina a eliminar algumas armadilhas: evite queijos amarelos, muita manteiga, requeijão e preferir geleia ou então colocar azeite.

Aproveite para procurar na geladeira ingredientes para uma boa sopa, que sempre cai bem no inverno. Se você não é muito fã de frutas, uma dica: quentes elas costumam ficar mais doces e matam mais a fome. Patrícia explica: “Tudo que é quente permanece mais tempo no estômago, então dá a sensação de mais saciedade e do calorzinho que a gente precisa no inverno”.

A maçã pode ser recheada com uma porção de seis ou sete uvas passas e ir para o forno por 20 minutos. “A canela é um condimento que aquece o corpo também. É interessante, durante o inverno, usar esse condimento em chás, sucos”, orienta a nutricionista.

Abaixo, confira receitas que ajudam a manter a forma, sem passar fome.

Caldo de galinha

Ingredientes:
– 1,75kg de frango
– 1 cebola grande cortada pela metade
– 3 cenouras médias cortadas em cubos
– 3 talos de aipo
– 1 folha de louro
– sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque o frango. Cubra com água e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhando por uma hora. Retire o frango da panela, mas mantenha a água. Quando estiver frio, comece a desfiá-lo e deixe a carne separada.

Coloque os ossos e a pele do frango na água do cozimento. Adicione a cebola, a cenoura, o aipo, o louro e o sal. Volte a panela ao fogo baixo, deixando que cozinhe de três a quatro horas. Usando uma peneira fina, coe o caldo de galinha e deixe esfriar destampado.

Salada de frutas ao forno

Ingredientes:
– 1 mamão papaia médio, maduro e firme com casca
– ½ xícara de chá de nozes
– 1 colher de sopa de mel
– 1 pêra madura com casca
– 1 maçã com casca
– 3 ameixas pretas secas
– 3 damascos secos
– ½ xícara de chá de uva passas branca
– ½ litro de suco de laranja lima

Modo de preparo:
Retire as sementes do mamão e corte em pedaços com a casca. Corte a pêra e a maçã em seis partes e retire as sementes. Junte todas as frutas (inclusive as secas) numa assadeira e regue com o mel dissolvido no suco. Leve ao forno médio por 40 minutos, virando as frutas a cada dez minutos. Passe para uma compoteira e polvilhe com as nozes.

Salada de frutas secas

Ingredientes:
– 100g de ameixa seca sem caroço
– 100g de damasco
– 100g de maçã seca
– 100g de pêra seca
– 100g de uva passa sem caroço
– 500ml de suco de maçã feito na hora
– 2 colheres de sopa de vinho tinto seco
– 1 xícara de chá de iogurte natural
– 50g de nozes em metades

Modo de preparo:
Coloque as frutas em uma tigela, regue com o suco de maçã e deixe de um dia para o outro. Coloque-as em uma panela e leve ao fogo médio por 15 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e coloque-as em uma saladeira. Regue com o vinho, junte o iogurte e misture. Decore com as nozes e sirva.

Sopa de carne com legumes

Ingredientes:
– 1 colher de sopa de óleo de canola
– 1 cebola média picada
– 2 cenouras cortadas em rodelas
– 1 maço de brócolis
– 1 abobrinha cortada em cubos
– 500 g de carne bovina magra cortada em cubos
– 3 batatas médias picadas
– 4 tomates sem sementes e picados
– 3 litros de água
– 15 vagens picadas
– Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa panela com capacidade para oito litros, esquente bem o óleo em fogo alto, junte a cebola, as cenouras, o repolho e a abobrinha e cozinhe até que os legumes fiquem dourados, mexendo frequentemente. Retire-os com a escumadeira e reserve-os.

No mesmo óleo da panela, doure os cubos de carne mexendo frequentemente, até que fiquem corados. Depois, coloque os ingredientes restantes, os legumes reservados, as batatas, os tomates e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe até que a carne e as batatas estejam macias. Sirva a seguir.

Sopa de abóbora com gengibre e alecrim

Ingredientes:
– 1 colher de sopa de azeite extra virgem
– ½ cebola média picada
– 1 colher de chá de gengibre picado
– 1kg de abóbora amarela em pedaços
– 1 litro de caldo de legumes natural ou água
– 1 colher de sopa de alecrim seco
– Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora e bata no liquidificador com um pouco de água (a mesma do cozimento) e reserve. Aqueça uma panela e acrescente a cebola e o alho amassado até ficar transparente. Junte o creme de abóbora e tempere com sal, caldo de legumes natural e o gengibre. Mexa bem e deixe ferver por alguns minutos. Junte o alecrim e desligue o fogo. Regue com o azeite de oliva extra virgem.

Chá de gengibre com chá verde

Ingredientes:
– 1 sachê de chá verde orgânico
– Água filtrada
– 1 pedaço de 3cm de raiz de gengibre fatiado

Modo de preparo:
Coloque o sachê de chá verde em uma xícara com a água quente com três fatias de gengibre. Deixe abafado por três minutos e tome em seguida.

Chá de maçã e gengibre

Ingredientes:
– 2 maçãs médias
– 3 rodelas de gengibre
– 500ml de água

Modo de preparo:
Descasque e pique as maçãs. Coloque os pedações, as cascas e o gengibre numa chaleira com água fervente e deixe por cerca de cinco minutos. Apague e deixar por mais alguns minutos. Servir em seguida.

Fonte: Jornal Hoje – Tatiana Nascimento Rio de Janeiro

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