Você está Preparado para uma Crise Financeira?

Getty Images

“Teste de estresse”: você está financeiramente preparado para enfrentar uma crise?

 

A solidez e a saúde dos bancos europeus são algumas das maiores preocupações dos analistas econômicos. Tanto que, depois que vários bancos “quebraram” por conta da crise financeira internacional de 2008, foram criados testes de estresse para as instituições financeiras daquele continente, com objetivo de verificar a capacidade de honrar seus compromissos em um cenário de prolongada recessão econômica.

E você, acha que passaria em um teste de estresse sobre suas finanças pessoais? Para verificar a sua capacidade financeira de lidar com momentos de crise, o especialista da MoneyFit, Antonio De Julio, ressalta alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Parte da renda indisponível
Em primeiro lugar, ele aconselha que você se questione sobre qual o percentual da renda que está destinado a pagamentos de parcelas e financiamentos. “Um número saudável seria em torno de 30%”, afirma.

Apesar de parecer um percentual baixo, ele ressalta que é importante se atentar aos reajustes anuais dos financiamentos e aos aumentos de preços de produtos e serviços em caso de inflação alta, como aconteceu no início de 2011. “Vivemos no país com as maiores taxas de planeta, jamais devemos nos esquecer disso”, aponta.

Em caso de emergência
Outra pergunta que você deve se fazer é, em caso de algum acidente ou perda de emprego, como ficariam as finanças da casa? De acordo com De Julio, é importante se questionar sobre o tempo que a família poderia se manter sem a entrada de dinheiro, ou uma entrada menor. “Se esse número for menor que 6 meses, você não passou no teste”, diz.

Quantas pessoas contribuem?
Também é importante se questionar sobre quantas pessoas contribuem para a renda mensal da família. No caso de ser apenas uma, você deve se perguntar sobre como anda a situação dentro do emprego.

“No caso de um empresário, por exemplo, é possível se afastar dos negócios para tirar férias, ao menos uma vez ao ano?”, pergunta.

Aposentadoria
Outro apontamento que deve ser feito é como estão os planos futuros de aposentadoria da família. “Existe algum plano, alguma meta de ganho mensal, ou isso por enquanto não é prioridade?”, questiona.

Investimentos – em ativos e carreira
Como estão os seus investimentos? Para De Julio, essa também é uma pergunta fundamental para se fazer ao analisar a capacidade de vencer uma crise.

“Não só os investimentos relacionados a ganho de capital, mas também os investimentos na carreira”, aponta. “Se houver um abalo na empresa em que você trabalha hoje, conseguiria uma realocação?”, questiona.

Crise financeira
Você também deve se questionar se, em algum momento, já passou por alguma crise financeira. “Se passou, acha que agora está melhor preparado para passar por uma nova crise? Ou acha que nunca mais vai passar, que ‘agora é diferente’?”, pergunta.

De acordo com o especialista, estas perguntas são importantes para saber como anda a sua saúde financeira e se você esta preparado para uma situação de crise nas finanças. “Se você sentiu algum ‘frio na barriga’ ao responder a alguma dessas questões, parabéns! Pois é sinal que você ao menos se conscientizou que alguma coisa está errada com as suas finanças”, ressalta.

Segundo ele, neste caso, o ideal é rever alguns conceitos e práticas com relação ao dinheiro e refazer o teste a cada seis meses

Fone: Yahoo Notícias

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. denilde
    ago 24, 2011 @ 13:57:28

    queria fazer o teste de estresse mais nao consegui muito chato.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: