Sapatos – Aprenda a conservá-los com dicas caseiras

Aprenda como conservar os sapatos por mais tempo com dicas caseiras

Usar hidratante corporal hidrata e dá vida ao couro. Tão importante quanto a limpeza, é a forma de guardar os calçados.

 

Para conservar os sapatos, há algumas soluções fáceis e caseiras. A limpeza das botas precisa ser feita duas vezes por mês. Você pode usar uma escova com cerdas duras ou um pano seco. O sapateiro Gilberto Arriba dá a dica e afirma que o hidratante que a gente usa no corpo funciona muito bem para dar brilho ao couro. “Você vai perceber que o couro hidrata e dá vida ao couro. Ele ajuda o não ressecamento, dando uma vida útil maior a ele”.

Nos dias de chuva, se o couro ou a pelica molharem, deixe o sapato secar naturalmente. Se for couro claro, a instrução é outra. “A própria chuva mancha. Você precisa umedecer a peça por igual e deixar secar naturalmente. Nunca coloque ao sol, porque pode danificar o produto”, indica Gilberto.

O mesmo vale para a camurça e para o nobuck, dois tipos de couro que durante a fabricação são lixados. “O ideal é sempre usar escova com cerdas duras, que acabam uniformizando o material danificado. Uma dica caseira é usar lixa de unha”, explica o sapateiro.

Para não ter que passar por essa trabalheira toda, quando estiver chovendo prefira os sapatos de verniz ou sintéticos. Eles são impermeáveis e não dão tanto trabalho se ficarem molhados. Com eles, é só usar um pano seco e usar uma receita caseira para dar brilho: óleo de cozinha.

Tão importante quanto a limpeza, é a forma de guardar os calçados. “Nunca guardar em sacos plásticos. Uma dica boa é se for guardar em caixa, fazer furos. Outra dica boa é usar sacos de TNT, que conserva bem o couro. Nas botas, para manter a forma, você pode usar jornal ou garrafa pet. Se guardar dobrada, quando for usar na próxima estação, ela estará com o couro marcado”, diz o sapateiro.

Fonte Jornal Hoje (Cristina Vieira Sorocaba, SP)

Assista o video
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: