Quer emagrecer? O chá verde pode te ajudar

Está comprovado: o chá verde pode ser um grande aliado para quem precisa perder uns quilinhos

Diz a sabedoria popular que o chá verde ajuda a emagrecer. Mas será que isso é verdade? Sim, de acordo com uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq (USP). O estudo, conduzido por Gabrielle Aparecida Cardoso, mostrou que o chá ajuda na perder peso e gordura corporal. Isso acontece o chá verde é rico em polifenois, os oxidantes que estimulam o organismo a ter maior gasto calórico. Cada 10g de chá contém 160 mg dos polifenois.
O estudo comparou os efeitos do chá em mulheres com sobrepeso ou obesidade grau I, divididas em quatro grupos, durante dois meses. As mulheres do grupo 1 tomaram chá verde (utilizando 20g da erva por dia; cerca de 10 colheres de chá), enquanto as mulheres do grupo 2 tomaram placebo (tipo de “remédio” que na verdade não contém substâncias médicas ou curativas; é utilizado apenas para induzir a crença de que a pessoa está sendo medicada). Neste caso, o placebo usado foi um tipo de chá diferente do chá verde consumido pelas outras voluntárias. As mulheres do grupo 3 tomaram a mesma quantidade de chá e praticaram exercícios físicos, enquanto as mulheres do grupo 4 tomaram placebo e também praticaram exercícios.

Os resultados da pesquisa mostram que o grupo 1 foi o que mais apresentou perda de peso: em média, 5,7 kg em dois meses. O grupo 3, da combinação de chá com exercício, também teve ótimas melhoras na saúde, como maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides O grupo 2 não teve perda de peso (apenas aumento da massa gorda corporal) e o grupo 4 teve reações parecidas com as do grupo 3, porém em um nível inferior.
Com isso, ficou demonstrado que o chá, combinado com atividade física regular, auxilia o organismo a ganhar massa magra, reduzir massa gorda, aumentar a massa muscular e utilizar a gordura corporal como fonte de energia.
Além disso, o chá verde também pode reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhora as funções fisiológicas, tem um efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, e aumenta a densidade mineral óssea.
“A única restrição em relação ao consumo de chá verde é não abusar da bebida durante a noite, porque ela contém cafeína, o que faz com que as pessoas fiquem mais ativas e com dificuldades para dormir”, diz Gabrielle. Fora isso, o chazinho está liberado.

Por Fernanda Lopes | Yahoo! Brasil

Anúncios

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Max Burn Funciona
    out 17, 2011 @ 21:06:28

    Obrigado pelas dicas, dicas.

    Responder

  2. MaxBurn Funciona
    out 17, 2011 @ 21:14:44

    Eu só vim através de seu site, realmente gosto dele. Graças.

    Responder

  3. Android Marketplace
    mar 19, 2012 @ 21:57:43

    Quer emagrecer? O chá verde pode te ajudar E se acontecesse . . . I was suggested this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You’re amazing! Thanks! your article about Quer emagrecer? O chá verde pode te ajudar E se acontecesse . . . Best Regards Yoder Veronica

    Responder

  4. Ruy de Oliveira Souza
    maio 01, 2012 @ 21:31:24

    Engraçado, na maioria dos sites o chá verde não é recomendado para hipertensos….em quem acreditar? Tomo com frequência e tenho notado algumas melhoras significativas, mas estou em dúvida, pois tomo moderador de pressão. Em quem devo acreditar?? Alguém pode me dar uma luz?

    Responder

    • vieiraregina
      maio 04, 2012 @ 00:20:08

      Olá, segundo minhas pesquisas, você pode tomar 2 a 3 xícaras por dia, longe do café.
      Mas, como você toma moderador de pressão, o melhor caminho ainda é confirmar com seu médico. Somente ele poderá dar a melhor orientação.
      Grande abraço.
      Obrigada por visitar meu blog e volte sempre!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: