Chia, a semente da vez

13 motivos para consumir chia, a semente da vez

Ela está lotada de ômega-3, cálcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes

Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.
Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.
“A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica – são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diária pode fazer pela sua saúde!

semente de chia - foto Getty Images

Efeito tira-fome
A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, conta que essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. “Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento”, explica.

coração - foto Getty Images

Ômega-3, o amigo do coração
É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.
De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. “Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial”, completa a nutricionista.
Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

idoso se exercitando - foto Getty Images

Mais cálcio que o leite
Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma fonte de cálcio segura – segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral – que tem em média 246 mg do nutriente. “O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose”, explica a nutricionista Roseli Rossi. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.

espinafre - foto Getty Images

Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva – necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.

músculos - foto Getty Images

Proteínas para os músculos
Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. “Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru há 8 gramas de proteína e no milho verde cozido há 3 gramas, por exemplo”, conta a nutricionista Roseli Rossi. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas – uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente

mulher pensando - foto Getty Images

Carrega magnésio
Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. “Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio”, conta a nutricionista Vivian Goldberger. A porção possui 27.9% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

vitamina a - foto Getty Images

Vitamina A para os olhos
A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. “Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento”, conta a nutricionista Roseli Rossi.

alongamento - Foto Getty Images

Potássio contra câimbras
Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias. De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física. Uma porção de chia tem 6.4% das nossas necessidades diárias de potássio.

meditando - foto Getty Images

Vitaminas do Complexo B
A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina

idosos - foto Getty Images

Antioxidantes contra radicais livres
A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

criança crescendo - foto Getty Images

Manganês extra
A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês. “Esse nutriente participa na síntese de várias reações enzimáticas, além de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo”, conta a nutricionista Roseli Rossi.

pele saudável - foto Getty Images

Cheia de zinco
Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco.

comendo - Foto Getty Images

Rica em cobre
“Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno”, conta a nutricionista Roseli Rossi. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.

Fonte: Minha Vida

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12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Suely Poubel
    nov 15, 2011 @ 11:19:09

    Olá amiga Regina! Não conhecia, e nem tinha ouvido falar da chia, parece ótima! Eu uso a semente de linhaça e tomo cápsulas de ômega 3, mas acho que a chia é muito melhor. Resta saber se vou encontrar aqui no Rio, vou fazer uma pesquisa na net. Show de bola o post, excelente dica. bjnhos.

    Responder

  2. sidneynxavier
    dez 12, 2011 @ 12:50:50

    muito legal, tomo essa semente a uns 2 meses, e realmente é muito boa,
    fora que em pouco tempo senti diferença no peso.
    Abs..

    Responder

  3. valter porto
    dez 16, 2011 @ 21:11:43

    Há cerca de tres meses, meu intestino era muito problematico e a minha preucupação era tamanha que receava fazer uma endoscopia e o resultado fosse terrível. passei a usar o Oleo de coco extra virgem 3 colheres sopa ao dia e começou uma mudança maravilhosa em minha saude, sumiram todos os incômodos intestinais. Pouco tempo depois descobri a semente de CHIA, alimento de vital importancia ao ser humano na melhora da saúde e do desenvolvimento muscular e na qualidade do sono. Hoje procuro informar às pessoas que lido no dia a dia de conhecerem os milagres que os produtos naturais nos proporcionam. Tomara que o povo brasileiro faça uso de uma alimentação mais saudável e pratiquem exercícios físicos desde cedo, pois a saude é o nosso maior patrimonio e o nosso corpo é o templo do Espírito Santo .

    Responder

  4. erika
    jan 28, 2012 @ 22:50:19

    ola vc sabe me dizer se criança de 8 anos pode fazer uso dessa semente,ele esta acima do peso ideal.

    Responder

    • vieiraregina
      jan 30, 2012 @ 13:11:51

      Olá Erika, obrigada por acessar meu blog.
      Segundo outros artigos publicados na internet ref essa semente, ela pode ser consumida por crianças e adolescentes. Mas é sempre bom consultar um nutricionista ou um médico, certo? Pois cada caso é um caso.
      Grande abraço e volte sempre.

      Responder

  5. Marcia Maria de Jesus
    fev 04, 2012 @ 12:38:23

    Olá Regina td bem? Por intermédio de uma amiga de Montivideo, fiquei sabendo dessa semente, e gostaria de saber de vc, pois sou portadora de distrofia muscular, e meu filho de 23 anos também, será q podemos incluir sem problemas essa semente em nosso cardápio diário. Li os comentários, e gostaria de saber como devo fazer para adquirir a semente. Um grande abraço e $uce$$o!!

    Responder

    • vieiraregina
      fev 04, 2012 @ 15:15:00

      Olá Márcia! Chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Quanto à você e seu filho poderem incluir no cardápio ou não, acredito que você deveria conversar com seu médico. Melhor do que ninguém, ele poderá te orientar.
      Grande abraço.
      Volte sempre!

      Responder

  6. renata
    fev 10, 2012 @ 15:32:33

    oi, eu tomo uma colher da semente com um copo de agua,antes do almoço e não tomo mas no dia so no outro, assim estar certo.e se eu posso tomar outro remedio ou chá para abaixar o estomago pois o meu e muito alto.obrigada

    Responder

  7. Rosemeire
    mar 24, 2012 @ 21:28:45

    oi ,como vai comprei a semente e gostaria de saber a quantidade certa para emagrecer e em quanto tempo isso acontece

    Responder

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